Conhecendo o Yuzu
Você sabia que o Yuzu ultrapassou as barreiras da cozinha compondo temperos, xaropes e outras receitas, e se tornou apreciada também em práticas terapêuticas ?
Fruta de casca amarela, irregular e muito aromática, o Yuzu tem sementes grandes e suco de sabor ácido, intenso e que lembra a tangerina. Suas notas de sabor e aroma trazem refrescância.
Vem conhecer essa fruta única que encanta gerações!
Origens e Tradições, a História do Yuzu
O Yuzu, - cientificamente chamado de Citrus junos - apesar de conhecido como “limão japones”, tem origem no leste da China e Tibete. Posteriormente suas raízes chegam em solo japonês e coreano, onde sua versatilidade é realmente explorada e surpreendentemente, passou a ser cultivada não só para consumo na gastronomia, mas também para remédios farmacêuticos e terapêuticos.
Yuzu, seus benefícios e efeitos terapêuticos
Além do sabor e aroma, o Yuzu, rico em antioxidantes, fibras e vitamina C, também é utilizado de forma terapêutica, tanto em banhos como em óleos essenciais.
Tradicionalmente, durante o festival anual de solstício de inverno, os japoneses utilizam o Yuzu em banhos terapêuticos, conhecidos como yuzuyu ou yuzuburo.
A tradição do yuzuyu não proporciona apenas um momento relaxante e de cuidado com a pele, mas também é famoso por fortalecer o sistema imunológico, ajudando a prevenir resfriados.
Kochi, o Coração da produção de Yuzu
Se há um lugar que se destaca na produção de Yuzu, é a Prefeitura de Kochi, no Japão.
Esta região costeira, quente e úmida, oferece condições ideais para o seu cultivo, tanto que, na década de 60 a região passou a investir apenas na produção de Yuzu, deixando a indústria madeireira.
Responsável por quase metade da produção total do país, Kochi é famosa pelo suco de Yuzu mais aromático e saboroso do Japão, sendo um ponto turístico onde é possível conhecer as plantações, a fabricação de produtos e a culinária.
Suas árvores de Yuzu são cultivadas de forma pura e não enxertada, uma tradição única que contribui para a excelência do produto.
Yuzu na Gastronomia: Acidez, Sabor e Aroma
Em meados dos anos 2000, o Yuzu chega ao ocidente, sendo introduzido em temperos de carnes, frutos do mar, drinks e sobremesas.
Por ter um sabor ácido, que está entre o limão e a tangerina, o Yuzu geralmente não é consumido puro. Seu suco é muito utilizado em pratos tradicionais, como o molho ponzu, e na preparação de vinagre, bebidas, chás e condimentos, mas sua casca, onde reside todo o aroma desta fruta refrescante, também pode ser utilizada de diversas formas criativas, como em bolos, xaropes e de forma decorativa.
Yuzu na Confeitaria
Além de sua rica história e sabor inconfundível, o Yuzu tem conquistado espaço nas criações da confeitaria, oferecendo um toque exótico e sofisticado a diversas receitas. Sua versatilidade permite que seja utilizado em sorvetes, mousses, cremes, bolos e, é claro, em Choux Creams!
Conheça o Yuzu
Agora que você já sabe um pouquinho sobre a história dessa fruta refrescante, ficou curioso para conhecer o sabor ?
Veja as opções acessando nossa Loja Online.
Agora também temos a fruta in natura disponível.